quarta-feira, 28 de março de 2012

Por que o orkut não deveria ter morrido?


Mas daí você vai falar: "E quem disse que o orkut morreu?"

É, ele ainda está aí, se enchendo de ~~novidades e remando contra a onda gigantesca do Facebook (que, aliás, já o ultrapassou em número de usuários brasileiros). O ano de 2011 foi decisivo para a rede, que viu muitos de seus usuários migrarem para o rival, talvez pelo movimento natural da internet - novidades aparecem, esquentam, esfriam e morrem.

A pergunta que fica é: quando o Google vai desistir do Orkut? É questão de tempo até que os usuários percebam de fato que a Era Orkut esfriou, e antes disso o Google precisa agir. O caminho mais verossímil será empurrar todos os usuários para o Google+ (até pra ver se aquilo se movimenta) ou alguma outra rede social com sérias chances de ser uma droga (lembra do Wave?)

Por mais que as últimas mudanças tenham contribuído para deixar o site mais confuso (eu descobri que não sabia mais apagar um scrap), o Orkut ainda detém um carinho grande dos brasileiros - afinal, ele foi a primeira rede social da maioria. Talvez ele tenha perdido seu ~~prendado ao tentar se assemelhar tanto ao Facebook.

Mas que ~~prendado é esse? O MNMD listou 7 características do Orkut clássico que o Facebook não tem, aquele todo azulzinho que a gente amava, e por quê elas faziam (ou fazem) a diferença para a rede. Então pega o lencinho e aproveita para matar as saudades antes que tudo isso vire pó de bytes.

1) Comunidades

O propósito do orkut era, além de se conectar com os amigos, também fazer amigos, e era aí que as comunidades entravam. Que atire a primeira pedra quem nunca adicionou ninguém no orkut depois de conversar num tópico. Alguns deles duravam semanas até esfriarem.

Muitas comunidades viviam cheias e com muita discussão ativa, movimentando os assuntos aos poucos. Diferente do Facebook, cuja movimentação é focada nas publicações individuais organizadas num feed misturado, no orkut clássico tudo acontecia mesmo nas comunidades - e todo mundo tinha as preferidas, que visitava todos os dias, e aquelas que ficavam só de enfeite. Quem não se lembra da Eu Odeio Acordar Cedo, ou da Discografias (perseguida igual herege na inquisição) e A Gente Se Fode Mas Se Diverte?

Com o tempo, os usuários mais assíduos acabavam se tornando amigos, tudo graças a um gosto ou característica em comum.

2) Álbum de 12 fotos

Escolhida a dedo: sim ou com certeza?
Em tempos de álbuns gigantescos com 200 fotos cada que ninguém tem saco pra ver, a limitação do orkut clássico para apenas 12 fotos faz uma falta e tanto. O princípio é simples: quanto menor o espaço disponível, maior o cuidado que você terá em escolher apenas o melhor do melhor. Esqueça isso de descarregar da câmera direto para um álbum: escolha a foto mais bonita e pronto.

3) Depoimentos

Até as 8 da noi
"O topo é meu!" - você está fazendo isso errado. A ideia dos Depoimentos era deixar para os amigos a tarefa de dizer por que vocês são amigos, um testemunho mesmo. Valia tudo, até contar os podres da infância. Mas uma das maiores funções do depoimento era fazer o papel de scrap privado. Pena que sempre tinha o desavisado que não lia o NÃO ACEITE no fim, aceitava e tornava público algum fato calabroso (na maioria das vezes envolvia sexo, inveja ou traição).

4) Visitantes recentes

O orkut formou toda uma geração de stalkers online, capazes de passar horas fuçando perfis alheios, entrando em scrapbooks, álbuns, comunidades e amigos. E é claro que o histórico de visitas poderia denunciar tudo, se não fosse a possibilidade de desativá-lo - se aceitasse desativar o histórico do seu perfil também . Era mais ou menos assim: quer ver? Então deixe ser visto. Mas os visitantes recentes também serviam para dar aquele flerte descompromissado. Afinal, regra básica no orkut era visitar quem te visitou, e vai que o outro se interessava e te dava uma fuçada... É claro que tinha a turminha da pesada que mandava scrap "Retribuindo a visitinha rsrsrs", mas o Visitantes Recentes casou muita gente por aí...

5) Sorte de hoje

Era a funcionalidade mais boba do site, e a maioria torcia o nariz pra ela. Mas se você disser que não lia a sua todo dia e pensava uns 2 segundos a respeito, estará mentindo. Exemplos memoráveis:

"Pare de procurar eternamente; a felicidade está bem ao seu lado": sempre olhava para o lado e encontrava alguém obscuro :(
“Você vai herdar uma grande quantia em dinheiro”: continuo esperando...
“Você é uma pessoa culta.”: elevando auto-estimas desde 2004.

6) Modinhas

Lembra do Jack, O Coelho?

(\_/)
(O.o) Este é Jack, o Coelho.
(> <) Ajude Jack em sua caminhada pela dominação global, copie ele em seu Profile


Era uma mensagem boba que começou a se espalhar e tomar proporções impressionantes. Não adianta: sempre tinha um amigo que colocava no seu scrapbook. O orkut era cheio disso: modinhas. Tinha os tópicos da Samara-que-morreu-na-cerca-de-arame, trollar scrapbooks alheios de madrugada, e [olive][b][u]escrever[/olive][/b][/u] [red]tudo[/red] [i][pink]colorido[/pink][/i] (desperdiçar minutos preciosos formatando postagens nos tópicos: quem nunca).

7) Perfis públicos

Fuçar perfis alheios era o que os usuários faziam a maior parte do tempo, e os perfis totalmente públicos ajudavam, e muito: descrição, fotos, comunidades, amigos, tudo era visível. Não sei você, mas eu acho que se alguém está numa rede social, esta pessoa precisa concordar em ser visto. Com o tempo, aos moldes do Facebook, apareceram as opções para bloquear tudo para quem não fosse amigo, e isso foi um balde de água fria em quem vivia de stalkear. Qual é a graça de poder ver e ser visto apenas pelas mesmas pessoas? A graça está em poder ser encontrado pelos outros. Isso, é claro, não exclui sua responsabilidade de não marcar encontros com assassinos seriais nem colocar o número do seu cpf no perfil, ok?


E então, já sentiu saudades?