domingo, 5 de maio de 2013

10 malandragens do STOP

mamisabetudo.blogspot.com.br
E o  STOP É? Quem nunca brincou de STOP não sabe o que é diversão, e também o que é passar raiva com uma brincadeira boba até dizer chega. Como as chances de você nunca ter jogado stop na vida são idênticas às de você achar domingo à noite o dia mais legal da semana, sabemos que você sabe do que estamos falando. A questão é que mesmo sendo uma brincadeira simples, diversas malandragens, truques e situações odiosas causavam até polêmicas no jogo. Preparamos uma lista com 10 malandrági do jogo mais querido do mundo pra quem só tem papel, caneta e nenhuma outra coisa pra fazer :)

#1 NOME

xuxarainhaencantada.wordpress.com


As treta já começam no primeiro item da lista. Colocar nome de alguém presente era quase um tabu, ou quando alguém colocava, todos colocavam também e tiravam 5. Ficava aquela dúvida eterna. Ou acontecia de cair uma letra muito difícil, tipo X, e todo mundo colocava "Xuxa".
Malandrági esperta: aproveitar os nomes com dois gêneros ou com várias grafias e deixar a última letra meio incógnita. Na hora da correção, bastava escolher entre "Daniela" e "Daniele", por exemplo.

#2 CEP

idasbrasil.com.br/
Com a letra D é um carma e um constrangimento por si só. "Diamantina", "Dinamarca", nomes estranhos e não confiáveis. Tinha gente que inventava lugares e jurava que existia. Aí ficava aquele clima de desconfiança...
Malandrági esperta: inventar nomes de cidade chinesa que tinha "visto no atlas". Será que existe uma cidade chinesa chamada "Jiangunxin"? Mas cuidado: em tempos de smartphone, essa técnica marota pode ser facilmente desvendada com o supremo Google.

#3 ANIMAL

images.imagensdeposito.com


Animal com D trazia o velho especismo nosso à tona: dinossauro vale? Tinha o dilema do "Ah, mas dinossauro não existe", e lá ia o outro colocar dragão, o que era bem pior porque pelo menos a gente sabe (acha) que dinossauro já existiu algum dia. O nerd colocava dromedário e você nem sabia se era "dromedálio" ou "dromedário" que escrevia.
Malandrági esperta: abuse das fêmeas de cada espécie, tipo "leoa" no lugar de "leão". Se alguém disser que os dois são o mesmo bicho, invoque as conquistas feministas.

#4 COR

antenadasnabeleza.blogspot.com.br


Ah, as cores imaginárias...A letra G sempre dava treta porque, afinal de contas, "gelo" é cor? Também tinha "fosco" com F, ou quando caía E e o cara colocava "esverdeado". Alguns consideram "uva" como cor, dizendo "ah, por que que laranja pode???". Outra situação: pedras preciosas na cor também sempre dava polêmica, como "esmeralda" e "rubi".
Malandrági esperta: já viu que as cartelas de cores sempre têm cores combinadas, tipo "azul-turquesa" ou "vermelho-sangue"? Invente sua própria cor!

#5 FRUTA

colecionadorareceitas.zip.net
Fruta com a letra E é um stress total. Escarola não é fruta, SOS! E quando você tinha confundido o M com N lá no início e tinha de colocar "nabo" na fruta e no final das contas se ferrava todinho?
Malandrági esperta: fruta é dose cavalar de neurônios queimando na cabeça. Eu sempre dava a ideia de trocar "fruta" por "comida" ou por "verdura/legume". Daí "nabo" e "escarola" valiam ;)

#6 OBJETO

lightinthebox.com
Sempre tinha aqueles que não sabem o que colocar e aí acrescentam "de plástico" em qualquer coisa, como banana de plástico, flor de plástico, papel de plástico. HAHAHAHA nonsense total!
Malandrági esperta: insista no "de plástico", não há nenhum argumento que possa vencê-lo de fato.

#7 MINHA SOGRA É

Contra-indicado para brincar se a sogra estiver brincando junto. Era o momento de revelar quantos palavrões você conhecia aos 10 anos - e se orgulhar disso. Também era ótimo pra enriquecer o vocabulário com os amigos boca-suja. Ah se a mãe ouvisse um "bruxa" já era tapa na boca na certa!
Malandrági esperta: não esqueça que o MSÉ também aceita qualidades, OK? Pode até ser mentira, mas colocar que sua sogra é "linda" em vez de "lazarenta" pode te render 10 pontos!

#8 CIGARRO

As crianças que brincavam nunca sabiam, e as que sabiam ficavam se achando as adultinhas junkies. Aliás, quem foi que enfiou marca de cigarro numa brincadeira que as crianças adoram?
Malandrági esperta: crianças, não fumem!

#9 CARRO

fotoscarrostunado.blogspot.com.br
As meninas nunca sabiam, e isso era muito injusto. Tinha de ter uma opção, tipo "marca de roupa", só pra elas se vingarem.
Malandrági esperta: você deve conhecer o velho truque do "f" no final do Gol né?

#10 FILME

Imagem: divulgação


Sempre tem um engraçadinho que inventa um nome qualquer e na hora da correção bate o pé e diz que o filme existe e se for preciso, até conta a história para convencer melhor. Outro problema no filme é o artigo antes do nome. Quando cai na letra A e O, parece que vale todos os filmes possíveis, levando a uma séria discussão dos princípios fundamentais do stop.
Malandrági esperta: pontinho extra na escala da malandragem pra quem lembrava do nome original de algum filme estrangeiro e fazia o artigo do início do nome passar batido.

Bônus:

# Alguém fala STOP, mas o outro espertinho continua escrevendo porque "ai, eu já tinha começado a escrever".

# Perceber que não sabe quase nada e gritar STOP tendo feito uns três itens só pra ferrar com os amigos.

# O malandro que coloca a primeira letra em todas as questões só pra usar a desculpa do "JÁ COMECEI A ESCREVER" quando alguém pede STOP

# Preparando a folha do jogo, você escreve pequenininho e espremido na folha para dar várias categorias no jogo, faz todo um esforço. Aí quando você chega na metade da folha alguém fala "Acabou o espaçooo!" Ai você diz pra escrever no verso e a pessoa completou já os dois lados da folha com 5 categorias. SEMPRE TEM ALGUÉM ASSIM NO STOP.

# Quando as crianças jogam, costumam instalar ou retirar a regra de pedir a ajuda de algum adulto. Normalmente, a mãe lavando louça, e de repente o filho vem, "mãe, cor com F, por favooor". "Não sei filho". Aí você fica chateado que o seu amigo perguntou para o seu pai que sabia.

# Escrever tudo tão rápido para falar STOP primeiro e na hora de conferir, mal conseguir ler porque não entende a própria letra. True history!

# Dikona: como os tempos mudam, agora tem o STOP online, que você pode ficar de brinks com os amigos. Aí vai a sugestão de dois links: StopotS e Stop Online. Mas nada se compara ao jogo no papel, na caneta falhando no meio, na adrenalina de contar os dedos para ver qual letra deu *-*.

Agradecimentos especiais à turma do terceiro ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pelas sugestões marotas e ao Guilherme.